O que é o novembro azul?
Como todos já sabem outubro é o mês de prevenir e conscientizar todas as mulheres contra o câncer de mama, o novembro azul serve para conscientizar os homens da importância do exame e prevenção do câncer de próstata.
Qual é o objetivo?
O novembro azul tem como objetivo, prevenir, conscientizar e principalmente acabar com o preconceito com o exame de prevenção do câncer de próstata.
Qual é o símbolo?
O símbolo do novembro azul é o bigode do estilo Mario Bros, e também o famosíssimo laço azul.
Tipos de diagnóstico?
O primeiro e mais conhecido tipo de exame é o Exame de toque Retal: É aquele exame que boa parte dos homens se recusa a fazer pois acha que isso não é coisa de macho e essas coisas. É o exame mais complexo pois pode detectar qualquer anormalidade na próstata.
O segundo exame é o PSA – antígeno prostático específico: É uma dose de proteína no sangue, esse exame é feito através do exame de sangue e dependendo do valor de PSA os médicos decidem o que fazer.
O terceiro é um Ultrassom Transretal: é feito em homens que já possuem câncer e serve como auxilio aos médicos para se informarem de como esta a situação do paciente.
O quarto é Cintilografia óssea: também é feito com homens que já estão com câncer e é extremamente necessário para os médicos descobrirem em que estágio esta o câncer.
Fatores de risco:
- Hereditariedade: Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles. Principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença e se esta for descoberta antes dos 60 anos de idade.
- Idade: Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos.
- Alimentação: A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos pelos quais ela pode influenciar o desenvolvimento da doença.
- Hábitos de vida: Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o “fator de crescimento análogo à insulina” insulin-like growth factor, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.
Fonte: Novembro Azul .


